O deputado socialista, Domingos Cunha, garantiu, esta terça-feira, que, ao contrário do que acontece na República onde o Governo corta todos os dias nos apoios sociais, nos Açores o Governo Regional continua a apostar na qualificação dos serviços e na melhoria das infraestruturas de apoio social.
Domingos Cunha, que falava aos jornalistas no final de uma visita dos deputados socialistas às obras do Centro Social do Porto Judeu, na ilha Terceira, destacou o investimento de cerca de 2,5 milhões de euros que possibilitará a criação de uma nova valência de apoio aos idosos. “Esta nova estrutura será centro de dia, centro de noite e centro de convívio. Permitirá, igualmente, criar condições para reinstalar as cozinhas e as lavandarias e, sobretudo, alargar a prestação e a qualificação dos serviços prestados aos idosos do Porto Judeu e das freguesias limítrofes. Este investimento permitirá, igualmente, que os idosos possam ser apoiados nos seus domicílios, mantendo-se integrados nas respetivas redes familiares”, explicou.
O deputado socialista frisou o objetivo da Região continuar a investir na otimização dos serviços e na eficácia de uma rede de apoios sociais. “Nos Açores continuamos empenhados em melhorar a rede social de apoio. Continuamos empenhados em fazer diferente do que acontece no resto do País. Enquanto lá fora há um Governo que parece eleger como alvo os idosos e os pensionistas, nos Açores assumimos como um dever e um princípio o valor da solidariedade inter-geracional”, afirmou.
Para Domingos Cunha, “só quem está de má-fé ou coloca os interesses partidários à frente dos interesses dos açorianos é que não reconhece o trabalho desenvolvido na ação social nos Açores. Uma ação política determinada, solidária e responsável realizada nas nove ilhas do arquipélago ao serviço das açorianas e dos açorianos. Os Açores são um exemplo para o país em termos de rede de apoio social”, defendeu.