A deputada socialista Cláudia Cardoso defendeu, esta sexta-feira, que as recentes medidas anunciadas pelo Governo dos Açores permitirão atenuar os efeitos nocivos da política de austeridade imposta pelo Governo do PSD e do CDS/PP na República. “O anúncio de que, nos Açores, o subsídio de férias será pago no próximo mês aos funcionários públicos e do setor público empresarial bem como a decisão de não implementar na Região a Lei de Mobilidade Especial revelam claramente que nos Açores seguimos uma via diferente da República. Uma via que protege e defende os açorianos”. Para a deputada socialista, a última semana veio comprovar que “enquanto o Governo do PSD e do CDS promove a instabilidade e a perseguição aos funcionários públicos, o Governo dos Açores e o PS garantem estabilidade, segurança e a defesa dos direitos dos trabalhadores”.
Cláudia Cardoso que falava aos jornalistas no final de uma reunião que o Grupo Parlamentar manteve com a UGT, em Angra do Heroísmo, revelou que aquela plataforma sindical considerou muito benéficas as recentes decisões do Governo Regional.
“A nossa opinião, que é coincidente com a do sindicato, é que não aplicação da Lei da Mobilidade Especial nos Açores é muito benéfica porque é uma garantia de estabilidade e segurança dos trabalhadores. É preciso ter em conta que, com essa medida, o Governo da República do PSD e do CDS/PP prepara-se para despedir milhares de trabalhadores o que, no caso dos Açores, não acontecerá porque o Governo Regional já anunciou que não irá aplicar a Lei de Mobilidade Especial”. Já no que diz respeito ao pagamento do subsídio de férias, a deputada socialista elogiou a decisão do Governo açoriano e lembrou que isso irá permitir que “as pessoas tenham mais dinheiro disponível e que, por essa via, a economia regional ganhe algum fôlego para contrariar os efeitos negativos das políticas recessivas do Governo da República”.