O deputado do PS/Açores, Domingos Cunha, reiterou, esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores que “o Partido Socialista e o Governo Regional reafirmam a sua total disponibilidade para acolher sugestões e propostas que melhorem a reestruturação do Serviço Regional de Saúde, sempre em benefício dos utentes e dos doentes”.
Segundo o parlamentar socialista, “o Serviço Regional de Saúde, após mais de duas décadas de funcionamento, apresenta claras evidências de ser um bom serviço de saúde, servido por profissionais competentes e dedicados, a par da evolução das novas tecnologias e da melhoria das infraestruturas”, lembrando que “a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde que o Governo dos Açores apresentou e que se encontra em debate público até ao dia 17 de julho, propõe modificações de modelos de organização, sem preocupações de cariz economicista, mas buscando a maior racionalização da utilização dos recursos disponibilizados, na lógica de obtenção de mais e melhores ganhos em saúde para as populações”.
Para o Grupo Parlamentar do PS/Açores, o fundamental é que sejam os Açorianos e as Açorianas a decidir qual a forma mais eficaz de sustentabilidade do SRS e como a implementar e gerir. “Não queremos nem aceitamos que outros o façam por nós, mas queremos, sempre, e em primeiro lugar, respeitar e garantir o direito à saúde”, garantiu Domingos Cunha.
Por último, o deputado eleito pela ilha Terceira garantiu que, em sede própria e no momento adequado, “apresentaremos os nossos contributos, as nossas sugestões e propostas que esperamos possam contribuir para melhorar a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde. Domingos Cunha apelou ainda à responsabilidade dos partidos da oposição de modo a contrariar os discursos alarmistas que têm sido protagonizados pelos partidos da oposição.