O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José San-Bento, lamentou, esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, a inconsistência do PSD/Açores no que toca ao debate público sobre a Proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde. “As declarações do líder do PSD/Açores revelam, sobre esta matéria, uma enorme inconsistência política. O PSD/A precipitou-se ao desistir, ao baixar os braços, ao ter medo de debater a meio de um processo de auscultação de entidades e personalidades”.
Para José San-Bento, “o PSD/Açores manifesta disponibilidade mas, no fundo, nunca está disponível. O porta-voz do PSD para a Saúde refere que o documento tem vários aspetos positivos mas afinal globalmente é muito mau e já não serve”.
O Vice-Presidente da bancada socialista lamentou ainda que o “líder do PSD Açores tenha dado orientações ao seu partido para votar favoravelmente ao aumento do período de discussão pública da Proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde para 60 dias e logo a seguir tenha desistido de a debater propondo a sua retirada”.
Para o Grupo Parlamentar do PS, esta postura de incoerência e inconsistência política, particularmente por parte do líder do PSD, que só mostra “que o PSD não está à altura dos desafios nem das responsabilidades que tinha obrigação de assumir.”
José San-Bento terminou a sua intervenção lamentando que Duarte Freitas tenha provado, mais uma vez, que está mais preocupado em fazer política para efeitos mediáticos e de promoção de imagem em detrimento da substância e dos princípios. “Só isso explica os frequentes ziguezagues da bancada social-democrata numa matéria tão sensível e importante como a Reforma do Serviço Regional de Saúde.