O Grupo Parlamentar do PS/Açores aprovou, esta sexta-feira, um Projeto de Resolução do CDS/PP que recomenda ao Governo Regional a vacinação às crianças com comparticipação familiar mediante os escalões de rendimento per capita de acordo com a tabela em vigor, permitindo, deste modo, que as crianças com maiores dificuldades económicas sejam mais apoiadas.
O deputado do PS/Açores, Ricardo Cabral, lembrou no debate relativo a este Projeto de Resolução que “o sistema de vacinação das crianças na Região Autónoma dos Açores tem resultados muito positivos”. Para o parlamentar, “registou-se, nos Açores, um aumento das taxas de coberturas de vacinas da população infantil, sendo a taxa mais baixa de cobertura vacinal por estratificação etária cerca de 98%”. Ricardo Cabral lembrou a propósito que a Organização Mundial de Saúde recomenda taxas de cobertura vacinais da ordem dos 95%.
O deputado socialista disse ainda que “a vacina pneumocócica não está atualmente contemplada no Plano Nacional de Vacinação. “Apesar disso, o Grupo Parlamentar entende que devemos ter, também, atenção especial aos grupos de risco e por isso recomenda ao Governo Regional que dê atenção a grupos vulneráveis.