O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José San-Bento, afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que “o Governo dos Açores vai pagar o subsídio de férias aos funcionários públicos da Região com quatro meses de antecedência em contraponto com o que fará o Governo da República do PSD e do CDS/PP com o apoio expresso dos três deputados do PSD/Açores na Assembleia da República ao remeter esse pagamento para o mês de Novembro”.
Durante a discussão de uma proposta de Decreto de Legislativo Regional que permitirá ao Governo dos Açores proceder, já na próxima sexta-feira, ao pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos dos Açores, José San-Bento considerou que, nesta matéria, a realidade desmentiu os partidos da oposição.”Esperava-se que o PSD/Açores se retratasse e desse a mão à palmatória pelo facto do Governo dos Açores cumprir a sua palavra”, criticou José San-Bento.
O Vice-Presidente da bancada socialista considerou “inacreditável que o PSD/A tenha, mais uma vez, manifestado ter duas caras numa matéria tão importante. Na República, e à socapa dos açorianos, aprovam que o subsídio seja pago em Novembro. Nos Açores, e como o Governo Regional decidiu pagar em Julho, apressam-se a criticar e a dizer que devia ser em Junho. Lamentamos, mais uma vez, a hipocrisia política e o descaramento deste PSD/Açores. O PSD contorce a realidade e distorce os factos de um modo inaceitável”, criticou José San-Bento para quem “uma oposição que só sabe falar mal e criticar por criticar tudo e todos não tem futuro”.
O Vice-Presidente da bancada socialista salientou ainda “que é com grande satisfação que o PS vê aprovar uma legislação que permitirá pagar aquilo que é justo e devido à Função Pública dos Açores” sublinhando que não é por acaso que o Governo dos Açores revela essa capacidade. “Porque, também ao contrário daquilo que o PSD teima em propagandear, os Açores têm umas finanças públicas em ordem”, observou.
A propósito, o Vice-Presidente da bancada socialista saudou o Governo Regional por ter reunido as necessárias condições para pagar os subsídios de férias aos funcionários públicos “num esforço de despesa superior aos 20 milhões de euros.”
José San-Bento concluiu afirmando que o PS “esteve sempre de boa-fé. Procuramos esclarecer as pessoas e falar a verdade para gerar confiança e otimismo na sociedade. Os açorianos sabem que podem contar com o PS e com o Governo Regional para, sempre que possível e na medida das nossas competências, contrariar a ofensiva recessiva e as políticas de austeridade impostas pelo PSD e pelo CDS”.