“Saudamos a decisão da Câmara dos Representantes norte-americana sobre a Base das Lajes. Trata-se de mais um passo positivo neste longo e complexo processo negocial, mas temos consciência que há ainda um caminho longo a percorrer”, afirmou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores em reação à decisão do Congresso norte-americano de aprovar uma emenda na lei do orçamento das Forças Armadas que impede a redução da estrutura militar na Base das Lajes, no próximo ano.
“Não é tempo de triunfalismos ou de vitórias antecipadas. Trata-se de uma decisão muito relevante e com forte simbolismo político, mas muito há a fazer”, avisa Messias
Para Berto Messias “esta é uma matéria de grande complexidade e, portanto, apesar das evoluções devemos continuar a trabalhar e a desenvolver todos os contatos e esforços para conseguir garantir um desfecho positivo para a Praia da Vitória e para os Açores” apelando a um alargado consenso e união sobre esta matéria. “É fundamental que todos se mantenham unidos e ao lado do Governo dos Açores na defesa dos nossos interesses, unindo esforços e aliados nesta questão para que seja possível minimizar o impacto sócio-económico de uma possível redução do contingente norte-americano na Base das Lajes ou, se possível, impedir essa redução”.
De acordo com o líder da bancada socialista, “as autoridades regionais têm feito tudo o que está ao seu alcance e desenvolvido todos os esforços, diligências e contatos diplomáticos com esse objetivo. Esse trabalho continuará a ser feito. Esperamos que o Governo da República e o novo Ministro dos Negócios estrangeiros seja especialmente sensível a esta questão, defendendo as nossas preocupações nas plataformas bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos da América”, concluiu.