Os Deputados do Partido Socialista visitaram o Centro de Saúde da Praia da Vitoria, onde se inteiraram do trabalho desenvolvido por aquela instituição e pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira.
À saída da reunião, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores realçou a importância destas estruturas no Serviço Regional de Saúde. "É certo, que por vezes, abordamos com mais intensidade os problemas e as especificidades dos Hospitais, tendo em conta a sua maior complexidade e dimensão, mas não podemos descurar o papel muito relevante que os Centros de Saúde têm tido na nossa Região, quer ao nível da proximidade aos cidadãos, quer ao nível dos cuidados primários de saúde e da medicina geral e familiar".
Segundo Berto Messias, "é fundamental reforçar a aposta nos cuidados primários de saúde pois podem representar ganhos significativos no médio prazo para o sistema. As evoluções demográficas e epidemiológicas que temos tido e que se antecipam para o futuro exigem um esforço permanente nesse tipo de cuidados e a Região deverá estar preparada para esses desafios do futuro, até porque a tão importante sustentabilidade do sistema também depende disso".
"Recentemente, terminou um processo de debate público alargado que resultou na definição do Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde que defende, também, uma forte componente de cuidados primários promovidos pelos Centros de Saúde, o que nos parece muito relevante para o médio prazo. A pedagogia sobre esse tipo de cuidados e a proximidade aos cidadãos, que estas estruturas desenvolvem nas várias freguesias e localidades, são muito importantes para um serviço regional de saúde que se quer fortemente humanizado", referiu Berto Messias.
Questionado pelos jornalistas sobre o desfecho do processo de discussão publica e sobre os vários ataques dos partidos da oposição, o líder parlamentar socialista afirmou "julgo que ficou bem claro quem esteve empenhado em contribuir de forma séria e responsável para esta questão, com a serenidade e cuidado com que uma área como a Saúde de todos os açorianos exige, e quem esteve mais interessado em jogos mediáticos, em aproveitamentos político-partidários e na promoção de mentiras alarmistas através de outdoors e outros meios em vez de se preocupar em dar ideias e propostas concretas para que possamos continuar a ter um bom serviço regional de saúde"