O Presidente do PS/Açores defendeu, esta terça-feira, que o voto no Partido Socialista nas eleições autárquicas de 29 deste mês é uma garantia de defesa da manutenção de serviços públicos de proximidade para as populações.
Vasco Cordeiro, que falava na apresentação da candidatura socialista aos órgãos autárquicos de Vila Nova do Corvo, reagiu às notícias que dão conta do encerramento de repartições de finanças nos Açores.
“Ainda hoje soube-se que anda no ar uma ideia de acabar com repartições de finanças, incluindo aqui na ilha do Corvo. É por isso que o voto no dia 29 tem que ser de rejeição a esta austeridade sem sentido e para conseguir isso só o voto no PS é o voto que defende as pessoas, defende um poder local forte, defende a ilha do Corvo e defende o seu papel no desenvolvimento e no progresso da nossa terra”, considerou.
O líder socialista reiterou que “estas eleições não são apenas sobre um projeto para cada dos concelhos ou freguesias.” Para Vasco Cordeiro, o que está em causa é saber se os cidadãos querem, com o seu voto, dar mais força aos partidos que, na República, “querem acabar com as freguesias” e “querem carregar cada vez mais austeridade para cima das pessoas.”. O Presidente do PS/Açores lembrou ainda os cortes nas pensões anunciado pelo Governo da República, que considerou ser um ataque aos reformados e pensionistas. “Não podem estas eleições ser o momento para dar mais força aos partidos que no desgoverno da República apenas trazem mais prejuízo para cada uma das nossas famílias e mais prejuízo para cada uma das nossas empresas”, alertou.
Vasco Cordeiro manifestou não ter dúvidas que José Silva será o próximo presidente da Câmara Municipal do Corvo. “A sua candidatura encarna um dos princípios com que o PS se apresenta às próximas eleições autárquicas: chamar à participação gente empenhada, gente determinada, gente motivada a trabalhar pela sua terra”. O líder socialista referiu ter orgulho no projeto do PS para Vila Nova do Corvo. “É por isso que, hoje, aqui, perante vós, como Presidente do PS/Açores tenho muito orgulho nesta lista e nestes candidatos que se apresentam às próximas eleições. Tenho muito orgulho em todos os elementos desta candidatura e não tenho necessidade nenhuma de vir às escondidas ao Corvo e nem muito menos esconder candidatos para aquilo que é o nosso grande desígnio”, afirmou.
Para o líder socialista, “estas eleições acontecem num contexto muito particular em que precisamos de parceiros e de construir parcerias. Precisamos também ao nível das autarquias locais ter quem queira trabalhar para o mesmo lado, de puxar para a frente as nossas ilhas, os nossos concelhos e as nossas vilas”.
Vasco Cordeiro salientou que o Governo Regional continua empenhado na concretização de projetos há muito aguardados pela população da ilha do Corvo. “É o caso da ligação com o cabo de fibra ótica que está já a ser concretizado e é o caso da ampliação e alargamento do cais Porto da Casa que hoje aqui reitero como compromisso a ser cumprido nesta legislatura para benefício da ilha do Corvo e integração desta ilha no contexto regional”, garantiu.
Vasco Cordeiro finalizou a sua intervenção apelando ao apoio dos corvinos e disse que, nas próximas eleições autárquicas, “está nas mãos dos corvinos saber se, à semelhança do que aconteceu há um ano atrás, a vitória é de quem não esquece e valoriza a ilha do Corvo ou se, porventura, querem dar a vitória àqueles que têm sucessivamente desprezado a ilha do Corvo.”