Os resultados expressos nas últimas eleições autárquicas foram inequívocos. O PS/Açores obteve a sua maior vitória de sempre em eleições para o poder local e o PSD registou o seu pior resultado.
O PS/Açores entende que a vitória em treze das dezanove autarquias açorianas corresponde a um voto de confiança manifestado pela maioria dos açorianos no projeto autárquico do partido.
O PS/Açores considera que, em democracia, é fundamental respeitar e interpretar corretamente a vontade expressa nas urnas pelos eleitores. Neste sentido, o PS/Açores estranha as interpretações feitas pelo maior partido da oposição que, factualmente, parece não ter entendido a mensagem expressa pela maioria dos eleitores nas eleições autárquicas. Para o PS/Açores não há lugar, em democracia, para tentativas de branqueamento dos resultados eleitorais.
O PS/Açores reitera que as eleições autárquicas não permitem leituras de âmbito regional nem tampouco contas aritméticas que só parecem fazer sentido para o PSD/Açores num exercício matemático que, aliás, mereceria nota negativa em qualquer exame sério e rigoroso. Há quem tente justificar o seu mau resultado através de fórmulas e estatísticas que, para além de não disfarçarem o essencial, fazem jus à velha escola de fazer política em que as pessoas são meros números numa qualquer equação matemática. Apesar disso, o PS/Açores destaca a grande criatividade do PSD/Açores que, a cada derrota, manifesta uma habilidade tremenda para justificar o seu próprio insucesso.
O PS/A respeita escrupulosamente a vontade expressa pelos cidadãos de cada um dos dezanove concelhos açorianos. Essa vontade dispensa, aliás, interpretações da realidade eleitoral que têm como objetivo maquilhar e iludir os maus resultados alcançados pelo PSD/Açores.
Factos são factos. O PS/Açores definiu no seu último congresso regional o objetivo de alcançar mais votos e mais mandatos nas eleições autárquicas. Cumprimos e superamos os objetivos e ao contrário do PSD não nos socorremos de análises enviesadas para iludir a realidade.
Por último, o PS/Açores reitera que continuará a trabalhar para manter e reforçar a confiança que os açorianos depositaram no PS em treze dos dezanove concelhos da Região.