O deputado do PS/Açores, Pedro Moura, reiterou, esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que “quer o Grupo Parlamentar do PS/Açores quer o Governo dos Açores sempre afirmaram não existirem razões nem necessidade de proceder a uma nova etapa de privatização da EDA no sentido de alterar o domínio público da sua gestão.”
Dirigindo-se ao líder do PSD/Açores, o parlamentar socialista esclareceu que “não foi a intervenção do PSD que fez corrigir qualquer posição do PS sobre esta matéria.” Pedro Moura relembrou que “o PS está onde sempre esteve” e anunciou, por isso, o voto favorável da bancada socialista ao projeto de resolução social-democrata que recomenda ao Governo que não privatize o capital social da elétrica açoriana. “O PS/Açores tem esta posição mesmo sabendo que o setor de atividade da empresa, por ser legalmente reconhecido como um serviço público essencial, é altamente regulado e fiscalizado por uma entidade administrativa independente.”
O deputado socialista eleito pelo círculo de S. Miguel criticou ainda o posicionamento do PSD/Açores que, também nesta matéria, tem na oposição uma opinião diferente de quando está no poder. A este propósito, o parlamentar relembrou que foi o PSD que ainda recentemente privatizou a EDP e que se está a preparar para alienar o capital dos CTT.
Pedro Moura concluiu a sua intervenção garantindo que, com o voto favorável ao projeto de Resolução, fica provado que “o governo e o PS tinham razão quando afirmaram, por diversas vezes, que a privatização da EDA era “um não assunto.”