O deputado do PS/Açores, Pedro Moura, exortou, esta sexta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores o Governo da República do PSD e do CDS/PP a esclarecer o que tenciona fazer com a RTP/Açores.”É fundamental que o Governo da República esclareça e defina o que pretende fazer com a gestão e o funcionamento da RTP/Açores”.
Segundo Pedro Moura, “o Partido Socialista e o Governo Regional vêm de há muito tempo a esta parte a acompanhar com atenção e preocupação a situação e o futuro da RTP Açores.”.
De acordo com o parlamentar socialista, também o parlamento açoriano já atingiu um largo consenso nesta matéria. “Pensamos inclusive que este parlamento já estabeleceu, acerca do essencial, um largo consenso nesta matéria”.
Intervindo no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, Pedro Moura salientou que “face ao impasse gerado, transmitido pelo Governo dos Açores, e tendo em conta a generalidade e mesmo alguma vacuidade das recentes declarações sobre a RTP por parte do Ministro do Governo da República, Miguel Poiares Maduro, o PS/Açores crê ser de toda a utilidade a audição deste membro do Governo da República.
O deputado eleito pelo círculo eleitoral de São Miguel destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores em defesa da RTP nomeadamente “através de um grupo de trabalho criado para o efeito que tem vindo a negociar com o Governo português o futuro da RTP Açores”.
Pedro Moura manifestou preocupação perante as declarações do Ministro que tutela a RTP por “apontarem para uma redução de custos nos Açores proporcional à que se verificará a nível nacional” considerando que já foi efetuada uma redução de custos na RTP/Açores muita para além do razoável.
O deputado socialista criticou ainda a postura do Governo da República do PSD e do CDS/PP perante as propostas feitas pelo Governo dos Açores. “Factos são factos. O único responsável pela situação em que a RTP/Açores se encontra é do Governo da República do PSD e do CDS/PP. A campanha feita contra a RTP iniciou-se no mandato do ex-Ministro Miguel Relvas que quis limitar a RTP/A a uma janela televisiva”.
Por último, Pedro Moura apelou aos partidos representados na Assembleia Legislativa dos Açores a deixarem-se de guerrilhas partidárias e juntarem-se ao PS e o ao Governo Regional na defesa da RTP/Açores.