O “PS e os seus governos apostam claramente nas políticas sociais, no sentido de providenciar e garantir nos Açores aquilo que, ao nível nacional, tem vindo a ser retirado às crianças, aos jovens e aos idosos”, afirma Domingos Cunha.
O deputado socialista falava à saída de uma visita do Grupo Parlamentar do PS/Açores à Associação Cristã da Mocidade, na ilha Terceira.
Referindo-se às alterações recentes no modelo de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Domingos Cunha afirmou que “a alteração que houve ao código de ação social dos Açores não se traduzirá em cortes nos acordos já celebrados com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, mas antes num reforço destas parcerias estratégicas. Os acordos serão revistos, mas nunca no sentido da diminuição do apoio das políticas sociais que o Governo Regional dos Açores tem vindo a implementar”, frisou.
De acordo com o Deputado Socialista, “as propostas do governo regional, expressas no Plano e Orçamento Regional para 2014, demonstram mais uma vez que nos Açores queremos manter e reforçar todos estes apoios, ao contrário do que, infelizmente, acontece a nível nacional”.
Domingos Cunha destacou ainda o papel que a Associação Cristã da Mocidade e outras instituições similares desempenham no apoio às crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Os Deputados Socialistas saudaram, no local, os profissionais que trabalham diariamente na prestação de cuidados a estas pessoas que, “apesar da deficiência e das limitações que têm, merecem ter uma vida digna, com todos os cuidados necessários para a sua integração e bem-estar”.
Esta visita decorreu no âmbito do Roteiro da Solidariedade Social, que está a ser promovido pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, visitando e reunindo com as várias Instituições de Solidariedade Social, em todas as ilhas dos Açores, percebendo, in loco, o trabalho desenvolvido, os resultados obtidos e os problemas e preocupações destas Entidades.