O “Governo dos Açores tem criado várias medidas para minimizar a austeridade imposta a nível nacional”, afirmou hoje Graça Silva.
A deputada socialista falava esta terça-feira na Assembleia Legislativa Regional, no plenário que decorre até ao final desta semana.
Graça Silva considerou que “os elevados números do desemprego que a Região manifesta atualmente têm sido provocados pelas medidas de austeridade do Governo da República”, através da “destruição de empresas e de postos de trabalho” posta em prática pelo “aumento de impostos para as empresas, quer na República, quer na Região”.
A parlamentar socialista relembrou que “o Governo dos Açores tem criado várias medidas para combater os efeitos da austeridade nos Açores”, realçando medidas como o “pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos da Região” e o “reforço da remuneração complementar, quer em montante, quer em número de pessoas abrangidas”.
Por outro lado, Graça Silva sublinhou também o papel dos “programas ocupacionais criados pelo Governo dos Açores”, destacando o “programa Recuperar” cujo objetivo é “apoiar a inserção profissional das pessoas inscritas há mais de quatro meses nas Agências para a Qualificação e Emprego que se encontrem numa situação de desemprego, que tenham perdido o respetivo subsídio e deixado de auferir qualquer tipo de remuneração”.
Para Graça Silva, estes são exemplos das medidas concretas que “demonstram a ação do Governo dos Açores na proteção dos açorianos” em oposição às “medidas gravosas que nos chegam do Governo da República”.