A “defesa dos direitos dos animais tem sido uma luta constante, com avanços significativos nos Açores”, defendeu Marta Couto.
A deputada socialista falava esta terça-feira na Assembleia Legislativa Regional.
Numa postura de consenso para o interesse regional, a parlamentar anunciou o voto favorável do Partido Socialista ao projeto de resolução do Bloco de Esquerda “Promoção do bem-estar animal e controlo das populações de animais errantes”. Para Marta Couto, o “PS demonstra mais uma vez a sua profunda preocupação para com os animais e com os seus direitos”, afirmando que esta é “também uma luta nossa e que subscrevemos com toda a nossa dedicação”.
Marta Couto relembrou a “atitude profundamente humana de centenas de açorianos” que “recentemente deram as mãos num cordão humano nesta luta” que “é de todos e não deve conhecer cores partidárias”.
A parlamentar socialista salientou ainda “os avanços civilizacionais” alcançados pela “proposta do PS aprovada na passada semana, na Assembleia da República” do “regime sancionatório aplicável aos maus-tratos contra animais e o alargamento dos direitos das associações zoófilas”.
Para a deputada socialista, nos Açores “temos dado passos positivos nesta matéria”, reiterando a “preocupação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista”, ao “aprovar o presente projeto de resolução de defesa dos direitos dos animais”, de forma a promover uma “mudança de mentalidades”.
O projeto foi aprovado com o voto favorável de toda a bancada parlamentar do Partido Socialista e das representações parlamentares do BE e do PCP.
Votaram contra os 17 deputados do PSD e a representação parlamentar do PPM. O CDS/PP absteve-se.