O “Partido Socialista e o Governo dos Açores estão sensíveis à utilização de sacos de plástico e seus efeitos ambientais na Região”, assegurou hoje Paulo Borges.
O deputado da bancada parlamentar socialista falava esta terça-feira na discussão da petição “A favor da erradicação dos sacos de plástico da Região Autónoma dos Açores”, submetida à Assembleia Legislativa dos Açores.
Para Paulo Borges esta “é de, certo modo, uma petição visionária” que ambiciona “uma mudança de paradigma na nossa sociedade, na forma de utilizar embalagens plásticas”, num momento em que “a nossa sociedade atingiu níveis absurdos de utilização do plástico”.
O deputado socialista relembrou que “a gestão recente de resíduos nos Açores destaca-se pela sua dimensão financeira” e pela capacidade que “o Governo Regional teve em criar uma rede de centros de processamento de resíduos em todas as ilhas”.
Paulo Borges destacou que o Governo Regional está “a proceder à revisão do seu Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores”, estimando-se que “venham a ser implementadas medidas inibidoras do uso do saco plástico”.
Paulo Borges salientou também a consciência do Grupo Parlamentar do Partido Socialista de que “teremos que avançar com medidas sistémicas” que passam pela “educação das populações e introdução gradual de alternativas ao saco de plástico”.