“Nos Açores estamos a reforçar o investimento na solidariedade social, ao contrário do que acontece no resto do país”, afirmou José San-Bento.
O Vice-Presidente da Bancada Parlamentar do Partido Socialista falava esta quinta-feira, à saída de uma reunião com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.
“No encontro foi debatida a alteração para 2014 ao regime de apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”, explicou José San-Bento, considerando que se trata de “uma alteração que introduz novos critérios de maior justiça e de maior equidade”.
José San-Bento destacou o “esforço financeiro e o investimento no setor da solidariedade social por parte do Governo dos Açores”.
Na prática, realçou o deputado, “estamos perante uma alteração de critérios de atribuição de recursos financeiros às IPPS” que “representam no global um reforço do investimento”, explicou José San-Bento.
O deputado socialista clarificou que enquanto “75% das instituições mantém o mesmo financiamento”, as restantes 25% “passarão por alguns ajustamentos com base em critérios de justiça e equidade”, vindo “algumas dessas instituições mesmo a verem o seu financiamento reforçado”.
Por outro lado, José San-Bento frisou a “capacidade e disponibilidade do Governo dos Açores para prestar esclarecimentos às IPSS’s”, considerando que esta é “uma reforma meritória”, sendo importante que “os parceiros sociais reconheçam o mérito dessas reformas”.
O deputado faz um balanço “francamente positivo do Roteiro da Solidariedade Social que o Grupo Parlamentar do PS tem vindo a fazer a todas as IPSS dos Açores”, adiantando que este se prolongará por 2014.
“A solidariedade social constitui-se como um setor fundamental a sociedade e para o Partido Socialista, sobretudo nos tempos difíceis que estamos a atravessar”, finalizou José San-Bento.