“Vemos com muito agrado a notícia da votação favorável no Senado Norte-americano, da Lei da Politica de Defesa para 2014, que materializa o reconhecimento da importância da Base das Lajes para a estratégia de projecção de força e de posicionamento geopolítico dos Estados Unidos, no Atlântico e no Mundo, bem como a vontade politica de reequacionar o processo de reestruturação das bases americanas na Europa”, afirmou Berto Messias, em reacção à aprovação no Senado, ontem à noite.
Para o Líder Parlamentar do PS Açores, “esta foi mais uma batalha ganha numa guerra muito longa e muito complexa, portanto, temos consciência que apesar desta votação, ainda há muito a fazer e não podemos descansar um minuto”.
Berto Messias alerta ainda que “é importante que o processo de redução e de desmantelamento da Base das Lajes não avance e que qualquer acção interna conducente à materialização dessas reduções seja interrompida, cumprindo assim a vontade politica clara manifestada na votação do Senado Norte-americano”.
“É, por isso, fundamental continuar a trabalhar e a sensibilizar para os impactos sociais e económicos de uma possível redução na Base das Lajes e todos devem trabalhar de forma articulada nesse sentido. Trabalhadores da Base, Governo da República, Governo dos Açores, Municípios terceirenses, partidos políticos, agentes económicos, sociais e empresariais e a sociedade civil terceirense e açoriana devem continuar este trabalho de forma articulada e consequente”, referiu Messias.
Berto Messias, que é natural da Praia da Vitória, Concelho onde está instalada a Base, referiu ainda que “esta votação é também resultado de um esforço enorme do Presidente do Governo dos Açores, que tem feito tudo o que está ao seu alcance sobre esta matéria, apostando numa estratégia de diplomacia paralela junto das autoridades norte-americanas, que tem conseguido resultados importantes como esta. A acção determinada e corajosa do Dr. Vasco Cordeiro neste processo tem sido determinante e deve continuar”.