“O Partido Socialista dos Açores continua firme na defesa das Açorianas e Açorianos, e continuará ao lado dos trabalhadores na luta pelo aumento do Salário Mínimo Nacional, pelos efeitos que isso terá na economia”, defendeu Rogério Veiros.
O deputado socialista falava esta terça-feira no Parlamento Açoriano, na cidade da Horta.
Para Rogério Veiros, “são muitas as vozes que consideram e reconhecem que uma das soluções para o presente problema no combate à política de austeridade, melhorando a justiça social e dinamizando a economia, é o aumento do Salário Mínimo Nacional”.
Recordando o “largo capital político do PS na defesa das Açorianas e dos Açorianos”, Rogério Veiros relembrou que “foi um Governo Regional da responsabilidade do Partido Socialista que no ano 2000 implementou o Acréscimo ao Salário Mínimo Nacional, com um aumento de 5%”.
O parlamentar socialista realçou que “o Partido Socialista continua a aguardar resposta da Assembleia da República à sua anteproposta de Lei, que visa o aumento do Salário Mínimo Nacional”. Rogério Veiros considera que “os trabalhadores açorianos continuam a merecer uma discriminação positiva, e serão aumentados nos seus salários”, uma vez que “a base de cálculo dos 5% o Acréscimo Regional ao Salário Mínimo Nacional será aumentada”.
O deputado socialista entende esta medida “devolverá equidade e mais poder de compra a todos os trabalhadores portugueses e, consequentemente, também aos Açorianos”.
“Num tecido económico fragilizado pelas políticas abusivas da austeridade e pelas limitações de escala, definido por nove ilhas que constituem um só mercado, os trabalhadores açorianos continuam, na opinião do Partido Socialista Açores, a merecer a discriminação positiva que justificou e esteve na génese da criação do acréscimo ao Salário Mínimo Nacional, no ano 2000”, frisou o deputado socialista Rogério Veiros.