“Nos últimos anos foram dados passos importantes para garantir a coesão das ilhas dos açores, tendo sido ganhos desafios que representam esse permanente esforço”, afirmou José Ávila.
O deputado socialista falava no Parlamento Regional, na cidade da Horta, numa interpelação ao Governo dos Açores.
“Na acessibilidade aérea foram feitos grandes investimentos, estando previstos para esta legislatura novos investimentos que irão melhorar o desempenho dos nossos aeroportos”, frisou o parlamentar.
Para José Ávila, é “inevitável falar no custo do transporte aéreo e na redução das tarifas como um dos fatores importantes para a coesão económica”.
José Ávila questionou o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, acerca dos esforços já efetuados no sentido de “reduzir o custo do transporte aéreo e qual a previsão de ajustamento no preço dos bilhetes de e para as ilhas da coesão”.
Por outro lado, o deputado socialista salientou que “também a valorização do destino, dos produtos locais, com os apoios à exportação” têm contribuindo para a coesão dos Açores.
“O Partido Socialista aceitou o desafio de fomentar esta coesão que, dada a nossa condição arquipelágica, se torna numa tarefa difícil, passando além da coesão territorial, social e económica”, frisou.
José Ávila lembrou que a Região já percorreu “um longo caminho”, patente no “investimento em infraestruturas e em equipamentos, substituindo até por vezes a iniciativa privada quando esta demonstrava incapacidade para avançar”.
“Ainda há muito a fazer e temos de ambicionar mais, mas só com o esforço de todos se pode alcançar a desejada coesão arquipelágica”, concluiu José Ávila.