Lúcio Rodrigues apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Quinhentos anos celebra a freguesia de maior centralidade geográfica, política e religiosa da cidade da Horta: Matriz do Santíssimo Salvador, de seu nome.
Uma data relevante, dado esta freguesia assumir uma importância inigualável na ilha, pelo seu património, pelas suas instituições, pela sua história, pela sua organização e desenvolvimento económico, pelos seus filhos ilustres.
É na Matriz que está a sede do órgão máximo de Autonomia, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e foi também na Matriz que o seu Plenário reuniu pela primeira vez, na Sociedade Amor da Pátria – um dos mais emblemáticos exemplares de arquitetura na ilha.
É igualmente na Matriz que se situam os Paços do Concelho, no antigo Colégio dos Jesuítas, onde também estão o Museu da Horta e a Igreja Matriz, bem como a Junta de Freguesia; as Igrejas de S. Francisco e do Carmo também se erguem nesta freguesia, tal como a Torre do Relógio, antiga torre da primitiva Igreja.
A Universidade dos Açores, no seu Departamento de Oceanografia e Pescas, a Casa Manuel de Arriaga, o Palacete de Santana, a Biblioteca Pública e Arquivo João José da Graça, o Teatro Faialense, são outros imóveis que contribuem para a sua riqueza arquitetónica.
Desde cedo a freguesia também se notabilizou pelo seu empreendedorismo comercial e pela sua organização administrativa. A Matriz dinamizou a cidade e a ilha, a Matriz envolveu os matricenses numa identidade cultural e social que se confunde com a da ilha mas que lhe soma o seu impulso.
As fronteiras da Matriz não estão, portanto, circunscritas ao seu perímetro de 1,6km nem aos seus 2.562 habitantes (dados dos últimos censos); a freguesia da Matriz estende a sua influência e comunga com a ilha a sua vontade de lançar obra no futuro e de vencer todos os desafios que se apresentarem.
Assim a nossa comunidade celebra esta efeméride; assim propomos, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, que esta Assembleia aprove, na presente reunião plenária, um voto de Congratulação pelos 500 anos da freguesia Matriz da Horta.
Propomos ainda que deste voto se dê conhecimento à Junta de Freguesia Matriz, à Câmara Municipal da Horta e aos órgãos de comunicação social locais.
Horta, Sala das Sessões, 12 de Março de 2014.