Voto de Saudação - 50.º Aniversário do “União Sebastianense Futebol Clube”
Fundado a 23 de Fevereiro de 1964, o União Sebastianense Futebol Clube Comemorou 50 anos de história “Bodas de Ouro”, no passado dia 23 de Fevereiro.
De acordo com os Estatutos foram seus fundadores: José Ferreira Melo Toste, António Toste Martins, Abel Martins Mendes, Francisco Maria Borges Leal, Joaquim Lourenço Martins e José Nunes Silva. Só mais tarde é que foram criados os respetivos Órgãos Sociais do Clube.
Atualmente o Clube é presidido pelo Senhor: Moisés Santos Barcelos.
Com cinquenta anos de vida, o União Sebastianense Futebol Clube já viveu momentos de glória e êxitos no seu historial desportivo, com o esforço e a dedicação dos seus dirigentes, treinadores, atletas, colaboradores, associados e simpatizantes:
- Nas épocas de 1986/1987 e 1990/1991, sagrou-se Campeão de Futebol da II Divisão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo;
- Nas épocas 2000/2001, iniciou uma nova modalidade, o Ténis de Mesa e em 2001/2002, iniciou a modalidade de Futsal, tendo alcançado o 1.º lugar no Torneio de Abertura.
A partir desta data, o Clube dedicou-se afincadamente à modalidade do Ténis de Mesa, onde tem conseguido excelentes resultados:
- Na época 2001/2002, 2002/2003 e 2007/2008, sagrou-se Campeão da Ilha Terceira, de Seniores;
- Na época 2001/2002 e 2007/2008, sagrou-se Campeão Açoriano. Com acesso direto à Fase de Qualificação da III Divisão Nacional, classificou-se em 2.º lugar, o que permitiu a subida à III Divisão Nacional;
- Na época 2009/2010, sagrou-se Campeão da III Divisão Nacional, em Viana do Alentejo, tendo subido à II Divisão Nacional, onde se mantem até aos dias de hoje;
- A 19 de Abril de 2011, o Clube foi distinguido na X Edição da Gala do Desporto Açoriano.
Com quatro escalões de formação e um sénior, o Clube presentemente alberga cerca de cento e vinte atletas, incluindo masculinos e femininos. De realçar que no escalão sénior mais de noventa porcento é constituído pela prata da casa.
A partir do ano de 2012, o Clube apostou claramente na formação, com a contratação a tempo inteiro de um treinador Nacional de nome reconhecido, Afonso Vilela (antigo treinador da Seleção Nacional).
O resultado desta aposta levou a que o Clube rapidamente conquistasse, na época 2012/2013, o Titulo de Campeão da Ilha Terceira e o Titulo de Campeão Açoriano de Cadetes, masculinos, bem como a conquista individual dos três primeiros lugares.
Importa referir que alguns dos atletas da formação integram a equipa sénior. Realçar também o convite apresentado ao atleta Rodrigo Costa (cadete) para participar na Seleção Nacional.
O União Sebastianense Futebol Clube está de parabéns por mais este aniversário, pelas suas “Bodas de Ouro”, por todo o trabalho que tem desenvolvido ao longo destes anos. É uma marca de referência da Vila de São Sebastião que deve orgulhar a todos os sebastianenses, em particular, mas também a Ilha Terceira e os Açores.
As nossas associações e coletividades de caráter desportivo, cultural ou outro, desempenham um papel preponderante no progresso e desenvolvimento das comunidades locais, envolvendo as populações e, quando conseguem atingir os objetivos e obter sucesso nas suas iniciativas, projetam com isso, os seus nomes, o nome da sua freguesia, concelho ou ilha para além fronteiras.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no período legislativo de 12 de Março de 2014, a aprovação de um voto de Saudação pelos 50 anos “Bodas de Ouro” do União Sebastianense Futebol Clube.
Do presente voto de Saudação seja dado conhecimento aos Órgãos Sociais do Clube, equipa técnica, atletas e demais colaboradores.
Disse!
Horta, Sala das Sessões, 12 de Março de 2014