“A grande aposta do Governo dos Açores no sistema educativo regional tem sido ao nível das infraestruturas e da estabilidade do corpo docente, por forma a dar prioridade à obtenção de melhores resultados escolares, pelos alunos que estudam nos Açores”, defendeu Lúcio Rodrigues.
O deputado socialista falava esta quarta-feira, após visita às obras de requalificação da Escola Básica Integrada da Horta, que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista efetuou.
Para Lúcio Rodrigues, “ao longo dos últimos 17 anos houve uma clara evolução nas nossas escolas que hoje, felizmente, têm infraestruturas de excelência, reconhecidas por todos aqueles que estão ligados ao sistema educativo, pelos encarregados de educação, que podem atestar a sua efetiva qualidade”.
Conforme explicou, “não podemos afirmar que o sistema educativo dos Açores tem as condições que tinha há 10 anos atrás; hoje os Açores dispõem de estabelecimentos escolares com estruturas que apoiam efetivamente as componentes pedagógicas”.
Por outro lado, “também a estabilidade do corpo docente tem sido uma preocupação do Partido Socialista, como aliás ficou demonstrado na recente aprovação do diploma que o Concurso Extraordinário de Docentes Contratados, passando para os quadros das escolas ao longo dos próximos três anos professores que atualmente trabalham ao abrigo de contratos a termo certo”, frisou.
“Apesar destas conquistas, o PS cá estará para continuar a lutar por uma melhoria contínua do Sistema Educativo Regional, que proporcione um ensino de cada vez melhor qualidade às novas gerações, concluiu Lúcio Rodrigues.