Domingos Cunha apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores o seguinte voto de congratulação, aprovado por maioria, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
"O Sport Club Angrense foi fundado em 1 de dezembro de 1929, tendo os Estatutos do Clube, ainda em vigor, sido aprovados pelo Governador em exercício do Distrito Autónoma de Angra do Heroísmo, no dia 16 de janeiro de 1942.
Conquistou o primeiro título de Campeão Distrital de Angra do Heroísmo, na época de 1931/1932.
Na época de 1933/1934, o Sport Club Angrense conquista o título de Campeão Açoriano, em Ponta Delgada, embora essa vitória nunca tenha sido reconhecida oficialmente porque o Torneio Açoriano para a Taça de Portugal só teve início no ano seguinte, e a prova passou a servir também para proclamar o Campeão Regional.
O Sport Club Angrense é a primeira equipa da Terceira a conquistar o Torneio Açoriano.
Nos anos 30, 40 e 50 o Sport Club Angrense afirmou-se como um dos mais importantes clubes de futebol dos Açores, tendo conquistado oito campeonatos distritais.
Na época de 1959/1960 o Sport Club Angrense atinge o ponto mais alto do seu palmarés com a conquista dos títulos de Campeão Distrital, Campeão Açoriano e Campeão Insular.
Em 1967 foi o primeiro clube da Região a deslocar-se às comunidades açorianas no Canadá, visitas que se repetiram nos anos de 1977 e 1979.
O Sport Club Angrense conquista mais títulos de Campeão Distrital de Angra do Heroísmo, nas épocas de 1976/1977 e 1978/1979.
No dia 1 de Dezembro de 1979 comemorou as suas Bodas de Ouro, tendo sido agraciado com a Medalha de “Educação Física – Serviços de Mérito”, atribuída pelo Senhor Presidente da República, General Ramalho Eanes.
Na época de 1980/1981 o Sport Club Angrense sagra-se Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e Campeão dos Açores, e ingressa pela primeira vez no Campeonato Nacional da III Divisão Nacional, feito que repetiu ao conquistar os Campeonatos da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, nas épocas de 1985/1986 e de 1987/1988, sendo nesta época também Campeão Açoriano.
Na década de 90, o Sport Club Angrense é o Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo na época de 1991/1992, e na época seguinte regressa ao Campeonato Nacional da III Divisão, disputando a primeira edição da Série Açores.
Depois de um período de grave crise financeira, ultrapassada graças ao esforço, ao trabalho e à dedicação dos seus órgãos diretivos, associados e colaboradores, o Sport Club Angrense conquista o título de Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo em 1999/2000, e na época seguinte regressa à Série Açores do Campeonato Nacional da III Divisão, onde se manteve até à época que há pouco terminou.
No dia 1 de Dezembro de 2004 o Sport Club Angrense comemora as Bodas de Diamante, e atualmente, assume um lugar cimeiro na linha dos mais destacados clubes desportivos dos Açores.
À sua rica e valiosa história, a equipa principal de futebol do Sport Club Angrense associou a conquista o Campeonato da Liga Meo Açores, no passado dia 3 de abril, e pela segunda vez, o direito de participar na próxima época desportiva na então denominada II Divisão Nacional, agora, Campeonato Nacional de Séniores.
É de toda a justiça registar que a equipa do Sport Club Angrense, que se sagrou Campeã da Liga Meo Açores, é constituída na sua totalidade por jogadores da ilha Terceira e com quatro anos de formação na Região, fruto da aposta num trabalho de excelência na formação nos últimos anos, que envolve cerca de 250 crianças e jovens, num louvável serviço prestado à comunidade, ao proporcionar condições saudáveis para a ocupação dos seus tempos livres.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista ao abrigo das disposições regimentais, propõe à Assembleia da Região Autónoma dos Açores reunida na sua sessão plenária de maio de 2014, a aprovação de um Voto de Congratulação pela conquista do título de Campeão da Liga Meo Açores, em futebol, e o direito de ingressar no Campeonato Nacional de Séniores, na próxima época.
Do presente Voto de Congratulação seja dado conhecimento à Direção do Sport Club Angrense, demais órgãos sociais e colaboradores."