Marta Couto apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande dedica-se, há 139 anos, ao serviço pela comunidade, elevando com demarcada dignidade a máxima “Vida por Vida”, desempenhando a sua missão com nobreza, tenacidade e determinação por todos reconhecidas. A atenção que os bombeiros que a constituem dedicam à sua preparação é outra das suas características, espelho da qual são as suas contínuas participações de sucesso nos Concursos Nacionais de Manobras.
Realizados pela primeira vez em 1981, os Concursos Nacionais de Manobras foram criados com o intuito de manter as capacidades físicas dos soldados da paz e testar a sua destreza e técnica, objetivos que, ao longo do tempo, passaram naturalmente a incluir a sensibilização dos mais novos para esta forma tão nobre de voluntariado. Este concurso nacional inclui, deste modo, provas de agilidade, velocidade, destreza e espírito de equipa, fatores essenciais a um desempenho eficaz e em segurança nas situações de elevado risco a que os bombeiros amiúde são expostos.
Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande participam quase ininterruptamente nesta competição há 28 anos, sendo frequentes as medalhas conseguidas, facto que reflete a excelência da sua preparação e a atenção e minúcia que a esta é dedicada. Do palmarés desta corporação constam 29 medalhas de ouro e 7 de prata nas competições de manobras nacionais. Por três vezes equipa de Seniores Classe A representou o nosso país nas competições internacionais, de lá trazendo uma medalha de ouro e duas de bronze. A equipa de Cadetes, por sua vez, nas duas vezes que representou Portugal nos certames internacionais, arrecadou duas medalhas de prata.
Submetendo-se a provas que requerem perícia e preparação física, os resultados apresentados nestas competições são apenas mais uma representação da eficiência e dedicação que os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande imprimem na sua missão humanitária e voluntária.
Os contínuos galardões atribuídos à categoria de Cadetes é bem representativa, igualmente, do investimento que esta Associação Humanitária faz na formação da juventude, realidade amplamente reconhecida pelos ribeiragrandenses, sendo o elevado número de jovens que integram as fileiras dos Bombeiros Voluntários bem representativo desse facto. São estes jovens que herdarão a tradição de abnegação e vontade de servir a sociedade que caracteriza não só os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, mas todos os soldados da paz que, de forma altruísta, dedicam a sua vida à vida do próximo.
Nos termos regimentais estatutários, o Partido Socialista apresenta, deste modo, voto de congratulação pela conquista dos primeiros lugares no Concurso Nacional de Manobras, nas Categorias de Seniores A e de Cadetes, pela equipa de manobras dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.
Que deste voto seja dado conhecimento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, à Câmara Municipal da Ribeira Grande, à Assembleia Municipal da Ribeira Grande e ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Sala das Sessões, Horta, 10 de julho de 2014