“O Partido Socialista considera importante que a Região Autónoma dos Açores, apesar de já estar indiretamente representada desde 2010 pelo Observatório do Turismo dos Açores na categoria de membro afiliado da Organização Mundial de Turismo (OMT), passe a ser representada ao nível de membro associado, permitindo-lhe uma melhor promoção a nível global”, defendeu André Rodrigues.
O deputado socialista falava esta quarta-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta.
André Rodrigues destacou que “o Governo dos Açores e o Partido Socialista continuam a atribuir muita importância ao setor do turismo”, considerando que este setor é “um motor de desenvolvimento da economia Açoriana, com capacidade de gerar riqueza e com capacidade para criar postos de trabalho”.
Conforme explicou o socialista, a “importância de ser membro associado prende-se com o facto de a Região passar a ter direito a voto e podendo marcar presença, acompanhando mais de perto e de forma mais interventiva a agenda politica da Organização Mundial de Turismo”.
André Rodrigues frisou ser a “vontade do PS, que os Açores passem a ter uma participação proactiva no desenvolvimento de novas estratégicas, que contribuam para a afirmação dos Açores num mercado cada vez mais global e diversificado, dos novos destinos turísticos de excelência”.
“A Organização Mundial do Turismo é uma agência especializada das Nações Unidas, sendo considerada a principal organização internacional na área do Turismo, constituindo-se como um fórum global para debate de questões relacionadas com as políticas de turismo e uma fonte prática de conhecimentos. A OMT desempenha um papel central e decisivo para a promoção do desenvolvimento de um turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, com particular atenção aos interesses dos países em desenvolvimento”, explicou André Rodrigues.