Com as novas Obrigações de Serviço Público nas ligações aéreas dos Açores, estamos perante um processo de acentuada mudança de paradigma ao nível do turismo e das acessibilidades. Trata-se de uma nova fase momento que, embora possa levar ao desenvolvimento de novas áreas de negócios, pode também levantar muitas dúvidas pertinentes em importantes agentes dos mais variados setores da economia Açoriana.
Por entendermos que é essencial seguir de perto todo este fenómeno, o Grupo Parlamentar do PS irá propor que a Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desenvolva um trabalho de acompanhamento dos impactos desta nova realidade na nossa Região.
Assim, daremos em breve entrada nos serviços desta assembleia uma proposta que cria um grupo de trabalho da Comissão Permanente de Economia de forma a acompanhar de perto os impactos que estas transformações irão promover nos Açores.
Além disso, percebemos que muitas açorianas e açorianos têm ainda, muitas duvidas sobre o que irá acontecer no futuro. Desta forma, o Grupo Parlamentar do PS vai realizar várias conferências e encontros/ debates de esclarecimento, convidando especialistas na matéria, para que todos possam ficar esclarecidos sobre o que está em causa com estas novas obrigações de serviço público.
O primeiro debate será na próxima quinta-feira no dia 22 de janeiro, no Hotel Royal Garden, em Ponta Delgada.
Declarações de Francisco César