A Secção da Ribeira Grande do PS evidenciou, ontem, o “empenhamento e o cuidado por parte do Governo Regional do Partido Socialista, em relação ao concelho da Ribeira Grande, ao avançar com a nova Escola Básica Integrada Gaspar Frutuoso”.
A propósito da passagem de mais um aniversário da Declaração de Dakar, que consagrou a máxima, "Educação para Todos", os socialistas ribeira-grandenses dedicaram o dia à Educação, visitando as obras do novo edifício. “Congratulamo-nos pela excelência das novas instalações e pelo ritmo a que decorrem as obras”, afirmou Marta Couto, coordenadora da Secção da Ribeira Grande, acrescentando que a EBI “é um compromisso assumido e plenamente correspondido pelo governo do Partido Socialista”.
A nova Escola Gaspar Frutuoso terá capacidade para 1.100 alunos, ficando a Ribeira Grande dotada de instalações escolares adequadas para a sua população escolar. “Com o funcionamento pleno dos três ciclos do ensino básico, em três polos distintos, e um de ensino secundário e com o ensino profissional, a Ribeira Grande recupera dos problemas que também afetam o concelho na área da educação”, garante Marta Couto.
O investimento em infraestruturas escolares é uma entre outras medidas dirigidas ao sucesso escolar das crianças e jovens dos Açores e, neste caso particular, da Ribeira Grande. Ao reunir-se com o Presidente do Conselho Executivo da escola secundária, o PS da Ribeira Grande quis relevar o compromisso do Governo dos Açores para com a Educação e a determinação no combate ao insucesso escolar, com a excelência de medidas como o ProSucesso, que para o PS da Ribeira Grande, “até agora tem exibido frutos muito positivos e prometedores”.
Os socialistas salientam que “a nova escola é mais um grande investimento que se junta a outros já realizados no concelho como são exemplos, o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, o Pavilhão de Exposições de S. Miguel ou o porto de pescas de Rabo de Peixe”. Incluindo apoios a privados, o Governo Regional do Partido Socialista já investiu, nesta legislatura, à volta de 60 milhões de euros no concelho da Ribeira Grande.