Graça Silva apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratução, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
Jovens açorianos conquistaram 14 medalhas no Campeonato Nacional das Profissões
O Campeonato Nacional das Profissões, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), realizou-se este ano na cidade de Coimbra, entre os dias 22 a 27 do passado mês de Maio. Ao longo daqueles dias, cerca de quatrocentos jovens altamente qualificados competiram entre si, em mais de cinquenta profissões.
São competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos por peritos altamente qualificados.
O conceito remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os Campeonatos Internacionais das Profissionais entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. Esta iniciativa conduziu, ainda na década de cinquenta, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills Internacional, assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais no desenvolvimento socioeconómico dos países.
No 42.º Campeonato, a Região Autónoma dos Açores participou com 14 jovens, de diversas escolas, que arrecadaram 8 medalhas de ouro, 3 de prata e três de bronze.
Os 8 jovens açorianos que se sagraram campeões nacionais, classificados com a medalha de ouro, foram Aida Vanessa Azevedo Tavares, em Contabilidade, da EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores; Nelson Ricardo Medeiros Furtado, em Desenho de Construção Civil - Auto-CAD, da Escola Profissional de Capelas; Rodrigo Bettencourt Lima Farias, em Eletricidade, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores; Luís Tadeu Espínola Vieira, em Gestão de Redes Informáticas, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores; Pedro Miguel Medeiros Carreiro, em Gestão de Redes Informáticas, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores; Mateus Félix Bettencourt, em Segurança e Higiene do Trabalho, da Escola Profissional de Capelas; Cláudia Sofia Pereira Matos, em Tecnologias de Informação, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores; Filipe Melo Vasconcelos, em Web Design, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores.
Os 3 que se sagraram vice-campeões, classificados com a medalha de prata, foram Carlos Miguel da Silva Fernandes, em Cozinha, da Escola Profissional da Praia da Vitória; Débora de Fátima Oliveira Aguiar, em Desenho de Construção Civil - Auto-CAD, da Escola Profissional de Capelas; Tiago Miguel Medina Paquete, em Receção Hoteleira, da EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores.
Os jovens João Carlos Miranda Farias, em Eletrónica Industrial, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores; Carolina Borges Janeiro, em Mesa e Bar, da Escola Profissional de Capelas e Mauro Rui Areias Luís, em Pastelaria, da Escola Profissional da Escola da Praia da Vitória, conquistaram a medalha de bronze.
Os 8 jovens açorianos que se sagraram campeões nacionais vão participar na 5.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, em representação de Portugal, que decorrerá em Novembro e Dezembro próximos, na Suécia, na cidade de Gotemburgo, que tem como objetivo o apuramento dos representantes europeus na 44.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, a ter lugar nos Emirados Árabes Unidos, em Outubro de 2017.
Estes resultados são muito importante para os jovens participantes, mas também para os Açores, porque evidenciam o esforço que a Região tem feito na qualificação dos jovens nas mais diversas áreas.
De referir que, entre o ano de 2007 e 2015, foram cerca de oito mil os jovens açorianos que frequentaram o Ensino Profissional, inseridos em mais de quatro centenas de cursos profissionais. No entanto, este não é um processo acabado, como podemos concluir pelas recentes declarações do Senhor Presidente do Governo dos Açores, onde fica expresso que no próximo ano letivo vão entrar em funcionamento quarenta novos cursos de formação profissional, continuando a adaptar esta área de ensino às necessidades da Região e da Economia.
Assim, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um Voto de Congratulação aos jovens açorianos que participaram no Campeonato Nacional das Profissões e que viram assim reconhecido o mérito de um trabalho de excelência, levando mais longe o nome dos Açores.
Esta congratulação é extensiva a todas as escolas profissionais envolvidas.
Do presente voto deve ser dado conhecimento aos jovens referenciados, às respetivas escolas profissionais e à Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional.
Horta, Sala das Sessões, 15 de Junho de 2016