O Grupo Parlamentar do Partido Socialista considerou, esta quarta-feira, na Comissão de Assuntos Sociais que as medidas do Governo dos Açores sobre o Suporte Imediato de Vida (SIV) têm sido “positivas” e sempre no sentido de garantir um serviço de qualidade, encontrando soluções adequadas para as situações.
“Merece realce a posição do Governo de trabalhar para encontrar uma resposta que resolvesse a situação do SIV no Faial, que é muito particular no contexto regional. A regulamentação para a qual agora se vai avançar vem precisamente no sentido de não só ultrapassar a situação mas também com o objetivo de que esta não torne a acontecer”, explicou Domingos Cunha, à margem da reunião.
O deputado socialista lembra ainda que o SIV tem prestado “um serviço fundamental nas ilhas onde existe no apoio pré-hospitalar a doentes que necessitem desta primeira intervenção”.
O Grupo Parlamentar do PS votou ainda favoravelmente novas diligências, nomeadamente a audição da Federação Regional de Bombeiros e o pedido de pareceres por escrito dos sindicatos representantes dos trabalhadores do setor, reiterando assim a sua disponibilidade para ouvir todas as entidades necessárias para que se consiga obter um esclarecimento cabal sobre a situação.
“A decisão por unanimidade sobre as novas diligências demonstra claramente que o Partido Socialista mantém desde a primeira hora a intenção de ouvir todos aqueles que venham a contribuir para o esclarecimento. Essa é a nossa posição desde o início, sem hesitações ou retrocessos”, afirmou Domingos Cunha.