Os deputados do PS eleitos pelos Açores, Lara Martinho e João Castro, acreditam que a Região vai beneficiar em breve de mais ações de promoção de investimento no âmbito da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
A garantia foi deixada pelos socialistas depois de uma reunião com a administração deste organismo, esta manhã, onde sublinharam o potencial dos Açores no estreitamento e aprofundamento das relações com os EUA e procuraram perceber os trabalhos desta Fundação no que aos Açores diz respeito.
As áreas do mar profundo, do turismo de saúde e de ações de formação de excelência são algumas onde os parlamentares insulares defendem que deve haver ainda mais intervenção.
Em análise neste encontro estiveram diversas iniciativas que já contemplam o arquipélago, como os Fóruns Franklin Roosevelt, Fundo de Mobilidade “Crossing the Atlantic”, os cursos de Verão para professores de Português, e vários estudos desenvolvidos pela FLAD, nomeadamente sobre a aplicação de fundos da União Europeia na realidade socioeconómica dos Açores, o potencial da sustentabilidade energética em ilhas, ou mesmo do impacto económico da Base das Lajes.
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma instituição portuguesa, privada e financeiramente autónoma. Tem por missão contribuir para o desenvolvimento de Portugal, através do apoio financeiro e estratégico a projetos inovadores e do incentivo à cooperação entre a sociedade civil portuguesa e americana. A Fundação foi criada em 1985, pelo Estado português, fruto de um acordo diplomático celebrado com os Estados Unidos da América com vista à criação de uma instituição de direito privado que de forma perene, flexível e autónoma, promova as relações entre Portugal e os Estados Unidos, visando, com este intercâmbio, o desenvolvimento económico, social e cultural português.