O Governo dos Açores apresentou ao Presidente da República o projeto da Escola do Mar dos Açores, em construção na cidade da Horta, que vai dar resposta ao objetivo estratégico de dotar a Região de uma instituição de formação profissional de qualidade e certificada em várias áreas da economia do mar.
Este projeto, que representa um investimento público de cerca de 4,5 milhões de euros, foi apresentado segunda-feira durante uma visita de Marcelo Rebelo de Sousa e Vasco Cordeiro ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
O Presidente do Governo presidiu, em setembro de 2016, à cerimónia de arranque da construção desta escola, que permitirá, também, requalificar um conjunto de edifícios da antiga Estação Rádio Naval da Horta.
Reforçando a centralidade do Faial no setor do Mar, a Escola do Mar dos Açores pretende atrair formandos e profissionais de diversas áreas, criando mais emprego e dinâmica social e económica nesta ilha e, por seu intermédio, nos Açores.
Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro reafirmou que o Governo dos Açores tem trabalhado na fundamentação da salvaguarda dos interesses da Região ao nível da gestão do Mar, salientando que declarações recentes da Ministra do setor vão ao encontro da posição há muito defendida pelo Governo dos Açores sobre esta matéria.
“Obviamente, que isso não basta. É necessário alterar a legislação e é nisso que estamos a trabalhar”, destacou o Presidente do Governo, para quem essa consagração legal permitirá concretizar aspetos mais concretos desse entendimento, assim como salvaguardar os interesses da Região no futuro, no âmbito da gestão do seu espaço marítimo. [GaCS]