Maria Fátima Ferreira apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
PELO TÍTULO DO TERCEIRA BASKET CLUB CAMPEÃO NACIONAL DA PROLIGA
O Terceira Basket Club foi fundado a 28 de julho de 2005, na cidade de Angra do Heroísmo, por um grupo de adeptos da modalidade, presidido por Pedro Fagundes. Neste momento é gerido por uma Comissão de gestão cujo o responsável é Vitor Soares.
Foi Campeão do Campeonato Nacional da Proliga 2010/11.
Na época 2016/2017 competiram no XIV Campeonato da Proliga, onde alcançaram o 2º lugar na 2ª fase do Grupo A, assegurando desde logo a subida ao Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol, eliminando o Dragon Force por 2-0 na Meia-Final e derrotaram na Final o Barreirense por 2-0, sagrando-se CAMPEÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DA PROLIGA 2016/2017. Foi uma equipa equilibrada, tanto a atacar como a defender. Foi orientado pelo treinador Daniel Brandão Sousa. Da equipa campeã fazem parte 6 atletas da ilha formados no clube.
Nesta temporada, o clube também participou no IX Troféu António Pratas/Proliga que venceram ao derrotar na Final o Vasco da Gama e na LXVIII Taça de Portugal participando na Final A 8 onde foram eliminados nos ¼ de Final pelos Galitos do Barreiro.
O Terceira Basket Club dedica-se à formação mantendo os escalões minis 12, Sub 14, Sub 18 e Seniores.
A obtenção deste título é uma oportunidade de congratular a equipa vitoriosa, seus jogadores e técnicos, mas também lembrar todos aqueles que deram o seu contributo para a história deste clube terceirense que tem sabido levar e honrar o nome dos Açores nas competições em que têm participado.
Assim nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no período legislativo de junho de 2017, a aprovação de um Voto de Congratulação pelo brilhante apuramento para a final do Campeonato Nacional da Proliga de Basquetebol, da equipa de seniores masculinos do Terceira Basket Club, sendo extensivo à direção, demais órgãos sociais e colaboradores.