Mário Tomé apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Quinquagésimo Aniversário da
Igreja Matriz da Santíssima Trindade das Lajes do Pico
No passado dia 28 de maio, data religiosa da Solenidade da Ascensão do Senhor, comemorou-se, na vila das Lajes do Pico, as Bodas de Ouro da inauguração e bênção da Igreja Matriz da Santíssima Trindade, com a celebração Solene da Eucaristia durante a qual foi solenemente dedicado o novo Altar e ministrado o Sacramento da Confirmação aos crismandos de todas as Paróquias do concelho das Lajes do Pico.
A Missa Solene foi presidida por Sua Exª Reverendíssima D. João Evangelista Pimentel Lavrador, Bispo de Angra e concelebrada pelos Senhores padres das paróquias da ilha do Pico, na presença de autoridades municipais, regionais e locais do povo da Paróquia da Matriz e de outras localidades, nomeadamente das comunidades paroquiais do concelho das Lajes do Pico.
A construção da atual Igreja Matriz foi iniciada em 1895, mas seria interrompida devido à implantação da República. As hostilidades políticas em relação à Igreja e as dificuldades de financiamento impediram a sua conclusão, ficando a obra com as paredes até às cornijas laterais.
Em 1954 foram retomadas as obras de construção da Matriz. Esta iniciativa histórica contou com o entusiasmo e com o apoio incondicional e muito expressivo do povo da freguesia das Lajes do Pico, e com a colaboração de muitas pessoas da ilha, dos Açores e de muitos emigrantes da Diáspora Açoriana. O Padre António Cardoso liderou o processo das obras, que terminaram em 1967. A Igreja Matriz das Lajes do Pico é um edifício imponente, o maior templo da ilha do Pico e um dos maiores dos Açores. Foi inaugurada pelo Governador Civil da Horta, Dr. Freitas Pimentel, e a sua bênção feita pelo Bispo de Angra, D. Manuel Afonso de Carvalho, há precisamente cinquenta anos.
No ano do centenário do culto a Nossa Senhora de Lourdes, na vila das Lajes do Pico, o Sr. D. Arquimínio Rodrigues da Costa, Bispo de Macau, procedeu à sua Dedicação, a 27 de agosto de 1983.
Mais recentemente procedeu-se à colocação de retábulos, nas Capelas Laterais de Nossa Senhora de Lourdes e do Santíssimo Sacramento.
No âmbito das Comemorações do 50º Aniversário da Igreja Matriz procedeu-se à conclusão do grande retábulo da Capela Mor, evocativo da Santíssima Trindade, Titular da Igreja Matriz.
Foram colocados um novo Altar e um novo Ambão, em talha, condizentes com os três retábulos existentes na igreja.
A Igreja Matriz das Lajes do Pico é muito mais do que um lugar de culto religioso e de prática litúrgica. É um elemento iconográfico da paisagem cultural da Vila, do concelho e da ilha. Uma referência e uma marca patrimonial no tecido edificado do casco histórico da primeira povoação da ilha do Pico. Nas últimas décadas, muita da atividade cultural, religiosa e profana, do concelho e da ilha, passaram por este emblemático edifício. Essa função cultural merece ser reconhecida e assinalada como um exemplo de verdadeiro, fraterno e solidário serviço à comunidade. De abertura da Igreja Católica à cultura humanista, que se aplaude e se regista.
Assim, e ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no período legislativo de Junho, aprove um voto de congratulação pela celebração dos 50 anos (Bodas de Ouro) da Igreja Matriz da Santíssima Trindade das Lajes do Pico, concelho das Lajes do Pico, ilha do Pico, e que dele seja dado conhecimento à Diocese de Angra, ao Vigário Episcopal do Ocidente, Pe. João António Bettencourt das Neves, à Ouvidoria da ilha do Pico, ao pároco da Igreja da Matriz da Santíssima Trindade, à Câmara Municipal das Lajes do Pico e à Junta de Freguesia das Lajes do Pico.