Num discurso pouco dignificante do diálogo democrático e político, vem o deputado Pedro Nascimento Cabral falar de “calote”, no que diz respeito às obras nos Portos de Rabo de Peixe e da Povoação. No entanto, “essas falsas acusações mais não são do que uma vã tentativa de esconder que a boa gestão das finanças públicas permitiu ao atual Governo dispor de um saldo orçamental de 75 milhões euros”, afirmou José Ávila.
Em vez de falar de “calotes”, o PSD devia destacar que este Governo tem, desde o início, à sua disposição, 75 milhões de euros de liquidez disponível em depósitos à ordem”. No caso concreto das obras no Porto de Rabo de Peixe e da Povoação, acrescenta o deputado do PS/Açores, “o valor referido refere-se a um contencioso que o anterior Governo considerou que não era devido nem justificável, na defesa do interesse da Região, mas que este Governo teve outro entendimento”.
“Para pagar os 400 mil teve disponíveis os 75 milhões que o anterior Governo deixou. E tudo isso o PSD esqueceu-se e omitiu na tentativa contínua de se desculpar atacando o anterior governo”.
No entanto, estes são factos que, acrescenta o deputado, “confirmam que o PS sempre quis defender os interesses da Região”.