“O Grupo Parlamentar do PS/Açores considera que é evidente o desinvestimento deste Governo no Ensino Profissional e manifesta a sua preocupação em relação à execução, quer das medidas previstas para este ano, quer quanto aos compromissos assumidos nas propostas de Plano e Orçamento para 2022”, afirmou Célia Pereira, considerando que “esta indefinição e inação do executivo, com o agravar da sustentabilidade económica e financeira das escolas profissionais, compromete o futuro dos jovens e da Região”.
Célia Pereira falava esta sexta-feira, depois de uma reunião com a Escola Profissional de Vila Franca do Campo que os deputados socialistas realizaram no âmbito das Jornadas Parlamentares que se debruçam sobre as Propostas de Plano e Orçamento para 2022. “Não percebemos como é que o Governo Regional apresenta documentos, com supostas verbas que não estão, de forma alguma garantidas, ou a que a Região não vai poder aceder”.
Como foi referido nos últimos dias, acrescentou a parlamentar, “que credibilidade podemos dar a uma proposta que tem um buraco de 495 milhões de euros, que prevê um volume de endividamento que não terá capacidade para contrair, que empola receitas, enfim, que se propõe a uma execução que, claramente, não consegue concretizar”.
O PS/Açores, acrescentou a parlamentar, “tinha vindo a implementar uma estratégia que permitiu melhorar os indicadores da Região” o que exigiu, e exige, “um forte investimento no combate ao abandono escolar precoce a fim de contribuir para a reintegração no ensino e formação dos jovens dos 18 aos 24 anos”.
Célia Pereira sublinha que “face ao atual contexto social e económico, resultado da crise pandémica da COVID-19, o interesse estratégico na promoção da qualificação da população açoriana deve ser reforçado, para melhor corresponder aos desafios futuros”.