No debate em Plenário sobre o setor da Saúde, no âmbito das propostas de Plano e Orçamento para 2022, a deputada do PS/Açores Ana Luísa Luís confrontou o Governo com os cortes previstos para o setor e pediu seriedade no debate. “Senhor Secretário, para comparar nós temos que ser sérios no debate e temos de comparar o que é comparável”, defendeu a deputada socialista, demonstrando que, sem as verbas previstas para o setor do desporto, o orçamento proposto por este Governo para a saúde é inferior aos anteriores.
“Em termos orçamentais a proposta para 2022, é claramente, inferior a 2021 e é também inferior a 2020”, referiu. No Plano, acrescentou, “ainda é mais evidente” a redução de investimento. “E, portanto, Senhor Secretário, esta é que é a comparação, séria e rigorosa. Foi uma opção do vosso governo diminuir nas verbas para a Saúde, não foi a nossa opção, e daí a crítica que lhe fazemos, desta bancada”.
Ana Luísa Luís também fez questão de repor a verdade quanto às afirmações proferidas na véspera por uma deputada do PSD, realçando que “nas últimas duas legislaturas, só no Hospital da Horta, o investimento foi superior a 21 milhões de euros, 14 milhões para o Bloco C e 7 milhões para as urgências e para a unidade de Saúde de Ilha”.
“Está tudo feito, não está. É preciso continuar a investir, é”, reconheceu a deputada do PS/Açores lamentando que se tente fazer “tábua rasa de todo este investimento”, não só no Faial, e em concreto no Hospital da Horta, mas em todo o arquipélago: “Só nesta última legislatura, o investimento em infraestruturas da Saúde, foi de 21, 7 milhões de euros”.