Na sequência da audição do Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia esta terça-feira, na Comissão de Economia, o Grupo Parlamentar do PS/Açores condena a “gestão desastrosa que o Governo Regional está a fazer no setor dos Transportes, agindo apenas por razões economicistas, mesmo quando as decisões, as más decisões, prejudicam os Açorianos e a Coesão Regional”, afirma o vice-presidente do GPPS/A, Miguel Costa.
“Se o critério for apenas economicista, o Governo Regional terá de fechar algumas ilhas e deixar de fazer rotas aéreas que são deficitárias – espero que não seja essa a intenção do Governo”, acrescenta o parlamentar, criticando o facto das alterações feitas “deixarem de fora algumas ilhas e acabarem com ligações à ilha de São Miguel que tem a economia mais robusta na região e que, também, é fundamental no circuito da distribuição”.
Aliás, acrescenta Miguel Costa, as contradições avolumam-se a cada dia que passa: “Primeiro acabam com o transporte marítimo que faz a ligação entre Santa Maria e São Miguel, depois, para tentar atenuar essa situação desastrosa, o executivo anunciou a aquisição de um qualquer navio e agora até já promete dois navios para o transporte na Região – que o PSD tanto criticava no passado -, mas, entretanto, também diz que ainda se vai estudar o modelo a implementar”.
Miguel Costa também questionou o Governante sobre “a má decisão de cancelar a operação para o Grupo Ocidental”, alertando para os “graves prejuízos e constrangimentos que está a provocar”.
“São decisões atrás de decisões que atacam violentamente a Coesão Regional. Primeiro começaram com o transporte marítimo e agora com o aéreo, dando a umas ilhas o que não dão a outras, como acontece com os encaminhamentos”, acrescentou o parlamentar.
As razões avançadas pelo Governo, diz o deputado, “não têm acolhimento, nem para o PS/Açores nem para os partidos que suportam o Governo, por aquilo que já se começa a perceber, o que confirma a gestão desastrosa que está a ser feita, também, em matéria de transportes”.
O Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia foi ouvido na Comissão de Economia, “para prestar esclarecimentos sobre as Obrigações de Serviço Público do Transporte Marítimo de Passageiros e Viaturas”. O requerimento do GPPS/Açores para ouvir o Secretário Regional data de 10 de agosto, mas a audição só se realizou mais de 4 meses depois, ou seja, “contrariando o tal respeito pela centralidade do Parlamento que esta coligação tanto gosta de proclamar, sem cumprir”.