O Partido Socialista da ilha das Flores lamenta que para o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o futuro da produção de leite na ilha possa vir a ser posto em causa.
As declarações do responsável pela tutela, após reunir com a direção da Cooperativa Ocidental, revelam uma total falta de sensibilidade para com os produtores que, já a braços com as inúmeras dificuldades, a que acresce o constante aumento dos fatores de produção, têm mantido, diariamente, a Cooperativa a laborar e a produzir.
Para o PS/Flores, a forma insensata como o Secretário Regional defendeu a reconversão do setor leiteiro para o setor da carne, lançou o caos entre os produtores Florentinos.
Numa deslocação à ilha das Flores, o Secretário Regional aproveitou-se do momento frágil com que alguns produtores estão confrontados e ofereceu-lhes incentivos para reconverter a sua atividade no setor leiteiro, para o da carne, fazendo com que estes profissionais, impelidos da necessidade de apoio, abandonem a maior unidade industrial da ilha das Flores, causando, por essa via, e pela ausência de matéria-prima, o fecho da mesma.
Com um conjunto de afirmações imprudentes, o Secretário Regional da Agricultura colocou ainda em sobressalto 11 produtores que entregam o leite na fábrica, e não tem em consideração a extinção de 17 postos de trabalho colocando em causa a comercialização de produtos, de que são exemplo os iogurtes, o queijo e a manteiga “Uniflores”, cuja qualidade já foi reconhecida em inúmeros concursos.
Na ocasião, e referindo que a sustentabilidade da fileira do leite necessita de corresponder aos compromissos dos produtores, da transformação e da comercialização, bem como a um compromisso do Governo Regional, o PS relembra que o único compromisso que se encontra em falta, para que a Cooperativa possa continuar em funcionamento é, unicamente, da parte deste governo.
O PS/Flores recorda ainda a palavra do atual Presidente do Governo, que, aquando da campanha eleitoral para as eleições legislativas regionais, se comprometeu em «fazer um levantamento das necessidades das cooperativas e conceder o auxílio que for preciso», para assegurar, à margem de uma reunião com a direção da Cooperativa do Bom Pastor «que o apoio à capitalização das cooperativas agrícolas pode ser efetuado através das verbas do Fundo de Recuperação Europeu que os Açores vão receber».
Para o PS/Flores é essencial que o Governo Regional interceda junto da Cooperativa Ocidental, de modo a garantir a sua sustentabilidade financeira para que possa continuar a ser uma entidade essencial ao desenvolvimento da ilha das Flores.