José Eduardo lamentou esta terça-feira que, numa postura incompreensível, para defender o Governo dos Açores (coligação PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega), o PSD das Flores se coloque “contra os agricultores Florentinos”.
O deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral da ilha das Flores reagiu assim aos ataques direcionados pelo PSD/Flores a um requerimento do PS que denunciou que os Agricultores Florentinos ainda não receberam apoios prometidos pelo Governo pelo encerramento da Cooperativa Ocidental, questionando o Governo Regional sobre o motivo pelo qual isso ainda não aconteceu.
José Eduardo reiterou “integralmente” os termos do requerimento do GPPS ao Executivo Regional e acusou o PSD/Flores de “atirar areia para os olhos dos Florentinos” e de uma “tentativa de manobra de diversão”.
O parlamentar socialista recordou que o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, prometeu no plenário de setembro de 2022 que “os produtores Florentinos iriam receber apoios financeiros até ao final do ano”, o que, factualmente, “não aconteceu”.
José Eduardo considera que o Governo Regional está a “ser demasiado vagaroso” no pagamento destes apoios, num momento em que os produtores de leite Florentinos “desesperam, por terem perdido essa importante fonte de rendimento, assentes na palavra do Governo de que seriam compensados”.
Este Governo Regional assumiu o compromisso de indemnizar 11 produtores que entregavam leite naquela fábrica até ao final de 2022 e arranjar soluções de empregabilidade para os trabalhadores da Cooperativa, em especial para os trabalhadores da fábrica, o que “ainda não aconteceu”.
“Igualmente por concretizar está a transferência para a Região, por escritura, do património da Cooperativa Ocidental, avaliado em mais de um 1 milhão de euros e importa que o Governo explique o que pretende fazer, se é que já tem alguma ideia”, frisou.
“Enquanto o PS pretende garantir que o Governo cumpre aquilo com que se comprometeu perante todos os envolvidos, o PSD/Flores prefere atacar o PS e tentar lançar cortinas de fumo para proteger o Governo da coligação. Quando falamos em alhos, o PSD prefere falar em bugalhos. Mas nós vamos manter-nos centrados na concretização daquilo que foi prometido e, por isso, é devido aos Florentinos”, assegurou o deputado do PS, José Eduardo.