Encerramento de postos de turismo é mais uma prova do abandono do setor em Santa Maria, denuncia Joana Pombo

PS Açores - 13 de outubro, 2023

 Joana Pombo expressou, esta quinta-feira, preocupação com o encerramento do Posto de Informação Turística de Santa Maria, bem como o do Aeroporto, desde a última semana de setembro, sem qualquer informação adicional sobre a data de reabertura.

“Uma situação revela o abandono da Ilha de Santa Maria pelo atual Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM, apoiada pelo CH”, argumentou.

O Turismo, segundo Joana Pombo, desempenha um papel vital na economia regional, gerando valor tanto para os residentes direta como indiretamente ligados a este setor, enfatizando que os Açores são o único arquipélago no mundo a ser certificado como Destino Turístico Sustentável, com a distinção de ter alcançado o terceiro nível de prata pelo EarthCheck, “uma conquista que é o resultado do trabalho árduo dos governos anteriores liderados pelo Partido Socialista”.

Estes governos, de acordo com a deputada, proporcionaram infraestruturas em todas as ilhas, permitindo que o património natural e cultural pudesse ser desfrutado durante todo o ano.

Nesse sentido, Joana Pombo sublinhou a necessidade de garantir que os serviços do Governo Regional estejam “preparados e disponíveis” para manter a abertura constante durante todas as estações do ano.

“Os Postos de Turismo são recursos cruciais para os turistas, especialmente na chegada e no planeamento das suas estadias, fornecendo informações sobre a ilha, o património cultural, ambiental e a economia local, incluindo a restauração e o artesanato”, destacou a deputada do PS Açores, eleita por Santa Maria.

Consequentemente, o Grupo Parlamentar do PS/Açores questiona assim o Governo Regional, em requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, sobre o motivo de fecho dos postos de informação turística e qual a previsão de reabertura, quantos funcionários estão alocados a estes serviços e quais as medidas que o Executivo planeia tomar para evitar que esta situação se repita e para garantir que estes serviços estejam sempre abertos, em todas as épocas do ano.