João Vasco Costa salientou, na cidade da Horta, que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM “matou o projeto espacial para Santa Maria e para os Açores”, vetando-o “ao esquecimento”.
O deputado socialista eleito por Santa Maria falava no Parlamento dos Açores, no âmbito da discussão do Plano e Orçamento para 2024.
“O Governo Regional apregoa o cluster espacial, mas este está praticamente abandonado desde que a coligação PSD/CDS/PPM tomou posse”, realçou João Vasco Costa que acusou o Secretário Regional que detém agora a tutela espacial, Paulo Estêvão, de “amnésia seletiva”, lembrando que o Governo Regional do PS deixou para o Spaceport de Santa Maria “um projeto aprovado”, tendo o Governo Regional PSD/CDS/PPM posteriormente “anulado o concurso com receio de uma decisão de tribunal”.
João Vasco Costa frisou que, com este Governo da coligação, “nunca mais se ouviu falar em reuniões de esclarecimento à população”, salientando que a única informação existente provém de “palavras ocas e muito bem faladas pelo Presidente do Governo”, que “fala do espaço, mas depois não materializa absolutamente nada”.
Na sua intervenção, o deputado socialista questionou, em concreto, o Governo sobre quais os “projetos que existem” e “qual a sua real calendarização”, não tendo obtido qualquer resposta.
João Vasco Costa lembrou que a remodelação da Casa do Diretor do Aeroporto de Santa Maria, finalmente em curso, “seria a sede da PT Space em Santa Maria”, conforme anunciou o Governo PSD/CDS/PPM, questionando se isso representa que as “cerca de 20 pessoas que trabalham para a PT Space em Lisboa viriam trabalhar para Santa Maria” e até mesmo se o “novo inquilino desta casa será a PT Space ou a Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço”, questões que ficaram no ar.
O socialista acusou o Governo Regional de “promover uma sangria dos trabalhadores da RAEGE em Santa Maria”, questionando se o Executivo se prepara para “integrar a RAEGE na PT Space”, o que “prejudicaria claramente Santa Maria e os Açores”.
Ainda a respeito da RAEGE, João Vasco Costa alertou que o seu edifício, quando foi projetado, “tinha uma sala para alojar o ‘Disaster Recovery Centre’ do Governo Regional”, assim como “uma ligação exterior de recursos para o satélite”, espaço que “não está a ser rentabilizado”.
O parlamentar lembrou, igualmente, que, contrariamente às promessas e devido à inação deste Governo da coligação PSD/CDS/PPM, os Açores, concretamente a ilha Graciosa, “perderam, em favor de outros, dois projetos de base tecnológica, nomeadamente as instalações de um sensor do programa operacional europeu SST, para rastrear objetos no espaço e uma antena para monitorizar os satélites da operadora Hispasat”, o que “representava investimento e, mais importante ainda, emprego”.
“O investimento num cluster espacial, em Santa Maria, mas não só, parou por culpa deste Governo da coligação e não por falha ou por inércia do Partido Socialista. Hoje é perfeitamente claro que este Governo não pretende investir no Espaço. Oxalá saiba, ao menos, manter aquilo que herdou dos Governos Regionais do PS”, sublinhou João Vasco Costa.