Decorreu esta semana em Ponta Delgada o XV Congresso Nacional da ANAFRE, que trouxe mais de mil autarcas de freguesia aos Açores.
Foi a primeira vez que tal evento ocorreu na nossa Região, muito por mérito dos seus dirigentes açorianos e do pronto apoio do Governo dos Açores.
Nunca é demais enaltecer a importância e o mérito, tantas vezes olvidado, dos autarcas de freguesia, pilar insubstituível e relevantíssimo do nosso Poder Local Democrático. Porque a descentralização, verdadeira e democrática que Abril nos trouxe, é com certeza um dos maiores sucessos democráticos, traduzidos nos Municípios e Freguesias e, noutra dimensão, nas Autonomias Insulares.
Trabalho de proximidade e primeira porta de acesso por parte de qualquer cidadão aos poderes públicos, os autarcas de freguesia são os verdadeiros procuradores dos seus fregueses, tal é a desproporção entre a exiguidade de meios financeiros, substancialmente agravada nos últimos anos, e a miríade de problemas, quase sempre concretos e urgentes, com que são confrontados.
Os Autarcas de Freguesia deram uma prova de vida, face ao redesenho do mapa de freguesias que “arrelvou” o Continente, quantas vezes de forma cega e irracional.