PS, PSD e BE aprovaram uma anteproposta de alteração à Lei Eleitoral, para que o voto antecipado em mobilidade seja já uma realidade para as próximas eleições regionais. Se a Assembleia da República aprovar a iniciativa os cidadãos, por requerimento on-line, podem requerer o exercício do voto fora do círculo eleitoral dos Açores e em todo o território nacional.
Esta revisão pontual dá mais instrumentos aos cidadãos para a participação cívica e demonstra a capacidade institucional de consensos. No fundo, em matérias estruturantes para os Açores a maioria do PS é um fator positivo para a estabilidade política.
Recuos num desconfinamento irresponsável
O cenário vivido na Grande Lisboa é preocupante e de enorme fragilidade. O desconfinamento irresponsável pode pôr em causa uma retoma que a economia e a sociedade tanto precisam. Esta situação de recuo em Lisboa deve ser um sinal para nós de como uma abertura descontrolada pode fazer-nos recuar. E não serão perdas de 80% no ramo turístico, serão mais. Nos Açores o foco é a saúde e a segurança dos cidadãos. É difícil ver hotéis e restaurantes praticamente vazios ou encerrados? é. É exasperante. Mas, mais exasperante será se tivermos um total descontrole de focos de contaminação espalhados pelas nove ilhas. Uma possível segunda vaga em muitos locais não está a aguardar pelo outono/inverno e da vacina ainda pouco se sabe. E , como se vai vendo, os ajuntamentos por cá também vão ocorrendo...Não está em causa o desconfinamento, mas sim a forma como cada um de nós tem de o encarar. Não em estado de indolência, mas em estado de alarme.
Recuo na coesão territorial entre as ilhas
O PSD propõe a redução de tarifas interilhas. Não diz como. A que custo e quem paga. Nada diz se a redução de tarifas implicará uma pesada redução do número de voos, por conseguinte a restrição de circulação dos residentes. Nada diz como atingir o objetivo. No fundo, todas estas incertezas dizem muito sobre a liderança política do PSD.
Avanço para a coesão territorial entre as ilhas
Viver Açores é uma campanha de promoção do turismo interno. Sabe-se que nunca atingirá os valores de anos anteriores no mercado turístico, mas é um esforço de mais de 1,7M€ para fortalecer a coesão territorial entre as ilhas e estimular o turismo interno. A lição desta boa medida no futuro, porventura em outros moldes, com um turismo externo novamente pujante, poderá contribuir para fortalecer o turismo interno na época baixa.