Foi em ambiente de festa que os pescadores graciosenses receberam a visita de Carlos César à zona de pescas do Porto da Praia.
A Associação de Pescadores da Graciosa fez questão de, através do seu presidente, deixar claro o seu reconhecimento pelas obras que o Governo Regional decidiu efectuar naquela infra-estrutura, dotando-a de condições adequadas e incentivando, assim, a actividade num porto piscatório que é o mais importante no conjunto das Ilhas da Coesão, quer em tonelagem de pescado capturado, quer na receita da faina.
Falando aos cerca de duzentos pescadores e seus familiares que o acompanharam na sua visita ao porto de pescas, o presidente do PS-Açores afirmou que o Governo Regional, apoiado pelo Partido Socialista, faz uma aposta muito clara no modelo de desenvolvimento que escolheu para a ilha Graciosa.
Especificando as diversas vertentes desse modelo, Carlos César começou por referir a valorização do Porto da Praia, não só com o aumento do cais acostável e melhoramento das condições para a operação comercial de navios, mas também no que concerne ao sector das pescas, com a sua requalificação e construção de uma lota e rede de frio.
A baía da Barra é outro pólo de desenvolvimento, nomeadamente com a construção, já em fase adiantada, de um hotel de quatro estrelas, sendo mais uma aposta determinante do Governo Regional a ampliação e requalificação do aeroporto da Graciosa, em especial com a iluminação da pista.
Na próxima legislatura, outro dos segmentos a privilegiar será o sector produtivo, nas suas vertentes agrícola, frutícola, vitivinícola e, naturalmente, pecuária, quer na fileira do leite, quer na da carne.
A fixação dos jovens na ilha será, igualmente, uma das prioridades governamentais do Governo PS, na sequência, de resto, das medidas já em curso, como o programa "Estagiar", agora alargado até dois anos nas Ilhas da Coesão.
A propósito das Ilhas da Coesão, Carlos César assegurou que "vamos continuar a reforçar todos os factores de discriminação positiva", havendo, por isso, na Graciosa, um conjunto de áreas onde "o Governo do PS vai concentrar todas as suas atenções, para além, naturalmente, daquilo que já é tradição e que já faz parte da nossa forma de ser socialista, que é o apoio social nas diversas valências, destinado a fomentar a igualdade de oportunidades e a ajudar os que mais precisam".
Ouvir Declaração do Presidente Carlos César