No seguimento das acusações proferidas pelo Dr. Costa Neves ao Presidente Carlos César, o PS/Açores entende salientar o seguinte:
1. O único convite que o Presidente do PS/Açores recebeu da parte do serviço público de rádio e televisão para debates foi para um a realizar no próximo dia 15 de Outubro, com a intervenção de representantes de todas as candidaturas às próximas eleições regionais. O PS/Açores nunca recebeu, desse serviço, qualquer outro convite oficial para debates.
2. O PS/Açores relembra, mais uma vez, ao Dr. Costa Neves que existem leis que regem as campanhas eleitorais e que existe uma entidade chamada Comissão Nacional de Eleições que tem também por missão emitir orientações sobre o modo como as mesmas devem decorrer.
3. A orientação que, a propósito das próximas eleições legislativas regionais, esse órgão emitiu no passado dia 29 de Julho, segundo o qual os debates devem realizar-se com representantes de todas as candidaturas, continua válida e deve ser respeitada.
4. O Presidente do PS/Açores não teme o confronto de ideias e sempre se manifestou disponível e interessado em debater, com quem quer que seja, em qualquer altura, qualquer assunto que releve para o esclarecimento dos Açorianos, salvaguardando sempre o cumprimento da orientação da Comissão Nacional de Eleições.
5. É lamentável que alguns partidos tenham uma visão deturpada da Democracia, segundo a qual o debate não vale se for com todos, e que pareçam mais interessados em perder-se em discussões sobre a forma e o modelo do que discutir verdadeiramente os projectos importantes para o futuro dos Açores.