O Grupo Parlamentar do PS/Açores recebeu hoje a Ordem dos Enfermeiros, um encontro que serviu para os deputados socialistas garantirem o apoio a medidas que assegurem a dignidade dos recursos humanos e a qualidade dos cuidados de Saúde prestados.
“A Ordem pode contar connosco para criar influência no sentido da melhoria” da profissão, garantiu o deputado socialista Ricardo Cabral, na reunião que contou, também, com a presença de Isabel Rodrigues, Graça Teixeira e Francisco César.
No encontro, que decorreu na delegação de São Miguel da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, os parlamentares do PS/Açores inteiraram-se das preocupações e dos projectos que a secção regional da Ordem dos Enfermeiros tem em curso no arquipélago.
Foi analisada a proposta da Ordem dos Enfermeiros de criar a figura do “enfermeiro de família”, uma oportunidade que serviu para Ricardo Cabral defender a pertinência de se instituir a figura de “enfermeiro de escola”, que teria um papel muito importante ao nível da prevenção e em incutir hábitos saudáveis de vida nas crianças e jovens da Região Autónoma.
“É muito importante fazer a ligação entre a Saúde e a Escola”, salientou o vice-presidente do Parlamento açoriano, para quem, no âmbito da saúde comunitária, os “enfermeiros têm muito a ensinar”.
O deputado do PS/Açores destacou, ainda, a entrada de 77 novos enfermeiros nas unidades de Saúde dos Açores em 2008, um “bom número” que se juntou à “grande maioria que é digna e faz um trabalho de excelência” nas várias ilhas açorianas.
A avaliação de desempenho dos enfermeiros que trabalham nos Açores foi outro dos assuntos do encontro, com Ricardo Cabral a mostrar-se adepto de estender a avaliação a todos os procedimentos de Saúde e aos seus profissionais.
“Sem ela não há melhoria da qualidade”, realçou Ricardo Cabral, para quem a Ordem deve ter o papel de “dar a conhecer à sociedade” o processo muito positivo de avaliação dos enfermeiros.