O Partido Socialista dos Açores vai promover, no segundo trimestre deste ano, um espaço de debate a nível regional que pretende contribuir para uma maior sensibilização e participação activa das mulheres do Arquipélago na vida política e cívica.
Esta iniciativa será materializada, em diversas ilhas, através de vários debates sobre o “Papel da Mulher no Poder Local”, um tema de especial pertinência no ano em que vão decorrer, entre outras, eleições autárquicas.
Uma actividade que constará da proposta de iniciativas que as mulheres socialistas dos Açores vão apresentar, até Abril, ao Conselho Político do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, que tomou posse, no último sábado, em Lisboa.
Deste órgão, composto por meia centena de mulheres de todo o país, fazem parte várias militantes açorianas, entre as quais Maria Helena Viveiros, Maria Natividade Luz (efectivas), Catarina Furtado e Andreia Cardoso (suplentes).
A presença dos Açores no Conselho Político inclui ainda, por inerência, todas as deputadas regionais e as autarcas, militantes do PS/A eleitas pelas listas do partido.
Em Fevereiro, Maria Manuela Augusto foi reeleita Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas por cerca de 97 por cento das militantes que participaram no acto eleitoral que se realizou no Continente, Regiões Autónomas e nos círculos da Europa e fora da Europa.