O deputado do PS/Açores, Ricardo Cabral, afirmou hoje que a dívida do sector da Saúde se deve a uma correcta orientação socialista de garantir a todos os açorianos serviços de Saúde gratuitos.
“A dívida da Saúde é fruto de uma opção e de uma orientação política democrática socialista, em que todos podem ter acesso a uma Saúde tendencialmente gratuita”, salientou o parlamentar socialista, que falava no plenário que está a decorrer na cidade da Horta.
Segundo Ricardo Cabral, a condição geográfica das nove ilhas e dos seus dezanove concelhos impõe a necessidade de um sistema de organização do sector com uma complexidade acrescida.
“A multiplicação das infra-estruturas, equipamentos e serviços inerentes à dispersão territorial, bem como a mobilidade necessária dos utentes do Serviço Regional de Saúde entre as ilhas e o continente Português, traduzem-se, portanto, num volume elevado de despesa e de sobrecustos”, explicou o parlamentar socialista.
De acordo com o deputado do PS/Açores, que falava na sequência de uma intervenção da oposição, o constante e planeado investimento na qualidade dos equipamentos nos Hospitais e nos Centros de Saúde é uma realidade do desenvolvimento de infra-estruturas e do sistema de saúde na Região Autónoma dos Açores.
“Sabemos todos que as respostas aos problemas têm evoluído muito; o aumento dos exames, a sofisticação dos equipamentos que a ciência e a tecnologia têm proporcionado faz com que o Serviço Regional de Saúde desenvolva um esforço permanente para acompanhar e oferecer modernidade aos procedimentos e consequente melhoria da saúde dos açorianos.”, concluiu Ricardo Cabral.