O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, defendeu hoje que a escola deve incutir nas crianças e jovens do arquipélago uma cultura empreendedora, à semelhança do que já acontece em estabelecimentos de ensino de outros países.
“Pretendemos reforçar e sinalizar uma orientação política necessária que aproveite o “espaço escola” para o desenvolvimento de iniciativas que reforcem e incutam nas crianças, adolescentes e jovens uma cultura empreendedora”, afirmou o líder da JS/Açores, no plenário que está a decorrer na ilha do Faial.
Segundo o deputado socialista, esta estratégia já está em execução num cada vez maior número de escolas europeias e americanas, que “ensinam os seus alunos a sobreviver no mundo capitalista, oferecendo actividades voltadas para a formação de empreendedores”.
“Mas para uma estratégia de educação, nesta área, será importante desmistificar este conceito, percebendo que todos nós temos algumas características empreendedoras que utilizamos na nossa vida diária”, explicou Berto Messias.
Perante os deputados açorianos, o presidente dos jovens socialistas dos Açores esclareceu que, com esta proposta, não pretende originar discussões paralelas ou secundárias referentes à inclusão, ou não, em currículos regionais de uma disciplina nesta área, ou mesmo se deve ou não deve ser uma disciplina.